Marca, o ativo principal

 
 

Marca é a representação de uma entidade que permite identificá-la de um modo imediato. Em tese, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Aliás, uma simples palavra pode referir uma marca. Existem, pelo menos, duas definições famosas e amplamente difundidas sobre marcas. A OMPI – Organização Mundial de Propriedade Industrial – define a marca como um 'sinal que serve para distinguir os produtos ou serviços de uma empresa dos outros de outras empresas'.

Segundo a American Marketing Association, marca é o 'nome, termo, design, símbolo ou qualquer outra característica que identifica os produtos ou serviços de um vendedor como diferente dos demais'.

Essa capacidade de diferenciação é o que atribuiu à marca o título de ser o maior ativo das grandes corporações, superando o valor dos equipamentos, construções e demais bens empresariais. O poder de ser intangível e tocar a alma das pessoas é o principal desafio da construção de marcas.

 
TF Bag.jpg
 
 

Apenas a definição não basta para exemplificar toda a extensão do significado de uma marca, muito menos para justificar a importância dos investimentos feitos à ela.

Investir em uma boa marca tem relação íntima com uma cultura existente dentro da empresa, fazendo todos os pensamentos trabalharem em conjunto pelo mesmo objetivo de construção da marca na mente do público. Pagar por um bom logo é apenas o início de uma longo histórico de projetos que pensam na marca em 5, 10 anos, pelo menos.

 
 
 
IMG_5974.jpg
 

Percebe-se a existência dessa cultura quando o termo 'gastar' começa a ser subtituído por 'investir'. Enxergar isso aproxima as lideranças da lógica de que usar parte da receita para valorizar a própria marca é um bom negócio.

A marca deve estar estampada em todos os materiais [impressos, digitais, website, embalagens, produtos, anúncios, mídias sociais etc] com sutileza e elegância, extraindo o que cada meio têm de melhor a oferecer.

 
 
451-lunch2.jpg
 

O sucesso de uma marca é percebido ao longo dos anos pela combinação do trabalho de branding norteando as ações de marketing. É do profissional de branding o olhar no long run, sempre avaliando o impacto das ações atuais na imagem da marca pelos próximos anos.

Construir uma marca é um trabalho desenvolvido em conjunto com a gestão da empresa. Cabe aos gestores o envolvimento total no processo para manutenção de tudo o que se constrói ao longo do tempo.

E aí, sua empresa já tem uma marca sólida, está em construção ou penas em fazer mas nem sabe por onde começar? Seja qual for o seu caso, conte pra gente... hello@cesarebrand.com