5 Razões para fazer um Brandbook

Nenhuma marca surge do nada. São várias ideias testadas até chegar no resultado perfeito, o que mostra o quanto é importante o trabalho de Branding (construção de marcas). Criar um logo bonito é apenas um passo dos tantos que uma empresa precisa dar para construir uma marca de valor.

Mais que uma representação gráfica, a marca possui uma alma própria, carregada de valores e conceitos que precisam ser entendidos por todos os públicos que, de alguma forma, se comunicam com ela. E é nesse meio que o tal do Brandbook entra em cena.

 
 

O Brandbook é um livro totalmente dedicado à marca que ele apresenta. Nele, é possível mostrar toda a história da marca, seu valores e conceitos, sua missão corporativa, normas técnicas sobre o uso da marca etc. É um ótimo fator de culturação para novos parceiros e colaboradores, além de de um excelente guia para terceiros trabalharem corretamente e não ficar indo e voltando as aprovações.

Por que ele é tão essencial? Separamos 5 razões que podem ajudar a clarear um pouco esse assunto:

  1. Facilita a compreensão da marca.
  2. Da mais respaldo para aprovações ou reprovas de layouts.
  3. Faz a marca não ficar desfigurada com o tempo.
  4. Ajuda no desenvolvimento de uma cultura organizacional.
  5. Fortalece a marca e sua percepção de valor.

Marcas que possuem passado, presente e futuro criam familiaridade com pessoas, que gostam de saber a história, origens, valores e para onde a organização está caminhando.t>

 
 
 

Ao mesmo tempo em que o Brandbook fala da marca de uma forma simples e objetiva, ele orienta os padrões estabelecidos para garantir que a imagem da marca nunca saia arranhada. Fazer um livro desses exige a mão de um profissional experiente, mas é verdade que a maioria das respostas para o conteúdo do livro saem de dentro da empresa. Quanto mais sinceras e abrangentes forem essas respostas, mais completo o livro fica.

É muito gostoso folhear um Brandbook impresso e ver a nossa marca retratada ali. Também é legal ter a cópia digital, afinal, é ela que será enviada para os diversos públicos!

Com um Brandbook é possível sair da crença comum de que o logo por si só é a marca e aderir à um trabalho de branding realmente profissional. Sua empresa já tem um Brandbook ou ou está pensando em como fazer? Conte pra gente... hello@cesarebrand.com