O design editorial de um jeito simples.

 
 

Desde a Bíblia de Guttenberg, o design editorial se tornou cada vez mais útil no processo de construção visual de qualquer publicação realmente profissional. Mesmo sendo bastante utilizado, muita gente ainda se pergunta se compensa investir num bom projeto editorial.

Tecnicamente, o design editorial é uma especialidade do design gráfico que realiza o projeto gráfico na editoração e, quase sempre, trabalha em conjunto com o jornalismo.

O design editorial é o projeto visual presente em jornais, livros, revistas ou periódicos diversos, e que procuram otimizar a experiência dos leitores através da estética.

 
 
 

Apesar de ser parte do design gráfico, o conceito do 'editorial' entrou de vez nas áreas do design digital, como o webdesign, através de apps, blogs e mídias sociais.

É impossível, hoje, pensar no sucesso de uma publicação sem conceber qualquer conceito básico de design editorial.

É parte intrínseca de um bom projeto editorial a tipografia, os grids, as cores e espaçamentos. Todos devem ser previamentes estabelecidos para o uso em um determinado período de publicações.

 
 
C7tXs4-XkAAc4Wv.jpg
 
 

O design editorial é criar cada página como se fosse única e lembrar que ela é parte de um todo que pode conter outras 100, 200 ou 500 páginas.

As vantagens desse tipo de design são muitas, e todas elas são percebidas a longo prazo. Investir num projeto profissional faz a empresa economizar muito em dinheiro e tempo.

Manter um projeto visual gera referência, criando identidade com o leitor. A funcionalidade do material é sensivelmente melhor com um projeto profissional.

 
 
 
 

Na hora de montar o seu blog, revista ou jornal, procure um profissional experiente, lemre que é interessante montar um projeto gráfico que possa ser utilizado durante alguns anos com uma boa legibilidade e estética agradável.

Você está pensando em montar algum negócio do tipo? Está precisando dar um up no seu projeto atual? Seja qual for o seu caso, conte pra gente... hello@cesarebrand.com

 
 
DesignGustavo Pereira